III TIC

O TIC surge de uma proposta de despertar o interesse dos estudantes de ensino médio e graduação pela pesquisa científica, inovação tecnológica e trabalho em equipe. Alunos de graduação que já participaram de algum projeto de iniciação científica não são impedidos de entrarem para o torneio, desde que não tenham trabalhado ou trabalhem na linha de pesquisa no qual o desafio foi elaborado.

O torneio é organizado pelo PEC, que é um programa do Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) formado por alunos dos cursos de Engenharia Ambiental, Civil, de Petróleo e Química, envolvidos com Iniciação Científica e que buscam, sob orientação de um coordenador docente, uma formação acadêmica mais completa, através de experiência vividas em grupo. Dentre as atividades realizadas pelo programa, existem o Congresso de Engenharia, Ciência e Tecnologia (CONECTE), que é um evento de porte regional realizado bienalmente na Universidade.

A proposta inicial surgiu a partir da referência de eventos realizados em outras instituições de ensino superior, porém este evento visa abranger de forma mais intensa as grandes áreas da engenharia, de forma que o Torneio está sendo lançado para todos os estudantes dos cursos voltados à Engenharia e estudantes de ensino médio que pensem em fazer graduação nessa área. A novidade do III TIC é o TIC Júnior, que é voltado, preferencialmente, para os estudantes do ensino médio que anseiam vivenciar as etapas da Iniciação Científica, que vai desde a proposição do problema até a defesa dos resultados obtidos.
Esta edição do Torneio de Integração Científica traz os seguintes desafios: Construção do Protótipo de Plataforma Marítima, Elaboração de Foguete, Produção de Filtro de Água na modalidade TIC Jr; e Carneiro Hidráulico, Construção de Gerador de Hidrogênio, Pontes em Miniatura e Otimização de Logistica na modalidade TIC.

 

LEIA O EDITAL COMPLETO AQUI!

 

 

 

Anúncios