Você sabe por que uma plataforma de petróleo continua praticamente imóvel mesmo sob ação de forças externas?

Plataformas marítimas estão sujeitas a influência de forças como correnteza, vento e principalmente das ondas. Essas forças são estudadas antes da construção da plataforma para que ela sofra o menor deslocamento durante sua vida útil.

A depender da lâmina d’água, a plataforma escolhida pode ser fixa ou flutuante (fixadas por meio de linhas de ancoragem). No caso da linhas de ancoragem, elas devem estar dispostas de tal modo que, agregado a sua posição, a plataforma permaneça dentro um deslocamento aceitável previamente estabelecido.

Foi pensando no futuro da Exploração e Produção de petróleo na camada pré-sal, que para ser extraído necessita de unidades flutuantes em água ultraprofundas, que o III Torneio de integração Científica traz o desafio de Plataformas Offshore. Cada equipe confeccionará um protótipo que deverá ter estabilidade e pouco deslocamento ao ser submetido a forças de onda.

Após o término do desafio, espera-se que o integrante entenda os processos de dimensionamento e construção de uma plataforma real, despertando o gosto por essa área da engenharia.

Para mais informações sobre esse e outros desafios acesse todos os editais AQUI! Acesse também o edital geral AQUI para saber as regras gerais da competição.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s