Protótipo de Foguete

icones-03

ÁREA: ENGENHARIA AEROESPACIAL

TEMA: CONSTRUÇÃO DE FOGUETES DE GARRAFA PET

MODALIDADE: JUNIOR

A Ciência é o conjunto de conhecimentos empíricos, práticos e teóricos sobre a natureza, produzidos por uma grande rede de pesquisadores que fazem uso do método cientifico, através da observação, explicação e predição de fenômenos reais por meio de experimentos.  Dessa forma, esta se apresenta como a principal ferramenta do homem na busca pela compreensão do universo que o cerca, desde o macro, a exemplo dos fenômenos explicados pela cosmologia, até o micro, com a criação da mecânica quântica. Uma implicação do entendimento racional do mundo a nossa volta é que isso possibilita o uso do mundo de forma a atender nossos interesses, podemos desenvolver estratégias e produtos que facilitem a vida.

À medida que os conceitos nas áreas como física, matemática e química evoluíram, a tecnologia desenvolvida pelo homem se tornou mais precisa, e, portanto, mais eficaz. Contudo, o desenvolvimento dessas tecnologias, embora requeira, muitas vezes, um longo processo de estudo e pesquisa, carrega em seu alicerce conceitos básicos da ciência, descritos centenas de anos atrás.

Nesse sentido, a elaboração e construção de um foguete de garrafa PET envolvem e objetivam a demonstração de alguns elementos da física e da química, como por exemplo: leis de Newton, Física dos fluidos e reações. Dessa forma, este projeto, por abranger uma grande gama de fenômenos, permite a interação entre diversas áreas, exigindo a utilização conjunta dos conhecimentos obtidos em sala de aula.

De um ponto de vista mais simples, o funcionamento se assemelha a abrir uma garrafa de champanhe. Ao agitar a bebida, há um aumento da pressão interna até o ponto que a tampa escapa. Adaptando para o foguete, a reação no interior gera gás, provocando um aumento da pressão dentro do mesmo e assim, quando o fluido sai do foguete, ocorre o fenômeno descrito pela terceira lei de Newton, pois o gás que é expelido empurra o corpo que o expele no sentido contrário.

Espera-se que por meio deste desafio, os participantes possam aprofundar conhecimentos nas leis de Newton, física dos fluidos, centro de massa, centro de pressão, bem como reações químicas envolvidas no processo.

Regulamento Específico

  1. Cada equipe será composta por no máximo 3 integrantes;
  2. O trabalho deve estar organizado de acordo com modelos disponibilizados pela organização;
  3. As equipes devem cumprir os prazos estabelecidos, o não cumprimento do cronograma acarretará em penalização;
  4. Após o envio do trabalho, a equipe receberá confirmação de recebimento dentro do período de 24h, caso contrário, deverá entrar em contato com a organização;
  5. A comissão de avaliação e o corpo de monitores serão escolhidos pela organização;
  6. Trabalhos com sinais de plágio serão automaticamente eliminados da competição;
  7. O descumprimento de qualquer item do edital acarretará em penalização ou eliminação da equipe de acordo com julgamento feito pela organização.

 

Mais informações no Edital AQUI!

Anúncios

Uma resposta para “Protótipo de Foguete

  1. Pingback: Editais Disponíveis | III Torneio de Interação Científica·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s