Plataformas de Petróleo

icones-07

ÁREA: ENGENHARIA ESTRUTURAL – ENGENHARIA DE PETRÓLEO

TEMA: CONSTRUÇÃO DE PROTÓTIPO DE PLATAFORMA MARÍTIMA

MODALIDADE: JUNIOR

Com o declínio das reservas onshore e offshore em águas rasas, a exploração em águas profundas tem se tornado um desafio para a indústria offshore. Como essa exploração e produção tem acontecido em ritmo acelerado, muitas estruturas de águas profundas têm sido instaladas ao redor do mundo. Estima-se que quase 8.000 plataformas de produção de petróleo e gás estão instaladas ao redor do mundo.

Há vários tipos de plataformas utilizadas, podendo ser classificadas de diversas maneiras, porém as três mais usadas são: fixa ou flutuante; perfuração ou produção; completação seca ou molhada. O Estudo de Viabilidade Técnico Econômica (EVTE) dita qual a melhor plataforma a ser usada no tipo de exploração, devendo ser observado limitações quanto a lâmina d’água, o escoamento do óleo e viabilidade econômica do processo.

Como maior parte da exploração de óleo e gás no Brasil se encontra em águas profundas e ultra-profundas, as plataformas flutuantes são escolhidas como tema desse desafio, que são estruturas complacentes instaladas através de um sistema de ancoragem, tendo em vista que as plataformas fixas ficam limitadas a uma lâmina d’água de até 400 metros.

A escolha da plataforma e do sistema de ancoragem deve ser condizente com o local de instalação, pois esse conjunto deve suportar esforços provocados pelas ondas, correnteza, e outras ações ambientais sem a danificação da estrutura, podendo até ocorrer o naufrágio caso não seja dimensionado corretamente.

Este desafio tem como objetivo a construção de um protótipo em escala reduzida de uma plataforma flutuante, afim de verificar o comportamento da estrutura através da atuação de forças exercidas por ondas e analisar se os resultados de deslocamento e estabilidade são compatíveis com de uma plataforma real.

Regulamento Específico

  1. Cada equipe será composta de 3 a 5 integrantes;
  2. O trabalho deve estar organizado de acordo com modelos disponibilizados pela organização;
  3. As equipes devem cumprir os prazos estabelecidos, o não cumprimento do cronograma acarretará em penalização;
  4. Após o envio do trabalho, a equipe receberá confirmação de recebimento dentro do período de 24h, caso contrário, deverá entrar em contato com a organização;
  5. A comissão de avaliação e o corpo de monitores será escolhido pela organização;
  6. Trabalhos com sinais de plágio serão automaticamente eliminados da competição;
  7. O descumprimento de qualquer item do edital acarretará em penalização ou eliminação da equipe de acordo com julgamento feito pela organização.

Mais informações e detalhes no Edital AQUI!

Anúncios

Uma resposta para “Plataformas de Petróleo

  1. Pingback: Editais Disponíveis | III Torneio de Interação Científica·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s