Gerador de Hidrogênio

icones-02

ÁREA: ENERGIA RENOVÁVEL

TEMA: GERADOR DE HIDROGÊNIO

MODALIDADE: UNIVERSITÁRIO

Os combustíveis fósseis são responsáveis por uma parcela significativa da poluição atmosférica, devido ao fato de liberarem poluentes como monóxido de carbono, dióxido de azoto, partículas ultrafinas e compostos orgânicos voláteis quando submetidos à combustão. Além disso, a combustão de combustíveis fósseis pode ter efeitos negativos sobre a saúde humana.

De acordo com Wollmann (2013), diante das situações nos dias atuais, com as reservas de combustíveis fósseis chegando aos seus limites, é cada vez mais interessante identificar formas de energias alternativas. O mesmo autor afirma ainda que atualmente a humanidade vive o auge do consumo de combustíveis fósseis e estimativas mostram que se continuarmos usando nossas reservas de combustíveis desta forma, tão logo a esgotaremos e consequentemente teríamos alterações nas condições climáticas devido a essa queima incontrolável.

Motivados pela crescente demanda energética no cenário atual, pelo fato dos combustíveis fósseis serem esgotáveis e geraram altos impactos ambientais e à saúde humana, este desafio visa a criação de um gerador de hidrogênio, uma vez que segundo Canelheiro e Luciano (2012), o hidrogênio é um excelente substituto, pois ele é facilmente produzido com água e tem um excelente aproveitamento. Além disso, Knob (2013) expressa que o hidrogênio é um vetor enérgico de baixo impacto ambiental. Adicionalmente, Canelheiro e Luciano (2012) afirmam que a queima de hidrogênio com o ar produz muito menos poluentes atmosféricos que os combustíveis fósseis (petróleo, carvão) e bicombustíveis como o biodiesel e o etanol que são grandes poluentes.

Uma boa forma de produção de hidrogênio é através da eletrólise, caracterizado como um caminho promissor para produção do referente combustível limpo (Canelheiro e Luciano, 2012; Knob, 2013 e Wollmann, 2013). A geração de hidrogênio por meio da eletrólise ocorre devido à separação da água utilizando energia elétrica (eletrólise), pela aplicação de um potencial elétrico na água misturada a substâncias chamadas eletrólito, para dividi-la em hidrogênio e oxigênio.

Objetivo geral: Construção de um gerador de hidrogênio por meio do processo de eletrólise.

Objetivos específicos: Aquisição de um gerador de hidrogênio por eletrólise e apresentar os resultados obtidos para propiciar discussões sobre a tecnologia em questão.

Regulamento Geral

Cada equipe deve ser composta por, no máximo, 3 integrantes.

São critérios de desempate na competição (na ordem apresentada):

  • O tempo de entrega do desafio;
  • A nota da apresentação oral;
  • A qualidade dos resultados;
  • A qualidade da apresentação.

Caso os itens acima não sejam suficientes para decisão, ficará a cargo da organização decidir a equipe vencedora.

 

Mais informações, detalhes e Referências no Edital AQUI!

 

Anúncios

Uma resposta para “Gerador de Hidrogênio

  1. Pingback: Editais Disponíveis | III Torneio de Interação Científica·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s